27/10/2008

MÍDIA E INDIVIDUO: QUEM EDUCA QUEM?


Neste mês de outubro fizemos uma programação diferenciada no TVX. Além de programas especiais, muitos presentes para as crianças, promovemos um debate cujo tema era “Mídia e Individuo: quem educa quem?” direcionado aos educadores, pais e pessoas que se preocupam com a boa programação da TV e a influencia que ela tem na formação das pessoas.
Tivemos como convidados para o debate Viviane Rodrigues que é ex-produtora do programa TVX, produtora de teatro, cinema, tv e rádio, Mônica Campos , Pedagoga pela UFMG e diretora do Colégio Santa Maria Nova Suíça, o Cláudio Magalhães que é Jornalista, mestre em Comunicação Social e autor do livro "Os programas infantis da TV - Teoria e prática para entende a televisão feita para as crianças" e a Maria Helena Carvalho, Pós-graduanda em Psicopedagogia pelo CEPEMG e diretora pedagógica das sete unidades do Colégio Santa Maria.
Foi uma tarde maravilhosa e bastante enriquecedora. Todos os debatedores chegaram a conclusão que a mídia, no caso a TV, realmente educa, porém também deseduca, tudo depende como você a utiliza!
De acordo com Cláudio damos tanta importância para a TV que ela é o único eletrodoméstico que possui uma sala só para ela. “Você já ouviu dizer que alguma casa tem sala de fogão? Ou sala do liquidificador? E assim como os pais colocam limites para o filho quando ele vai colocar o dedo na tomada, ou mexer no fogão sozinho, a televisão tem que existir limite também. Os pais devem sentar ao lado do filho e assistirem juntos a programação e limitar aquilo que ele pode ou não assistir.”
A participação de todos foi essencial para o melhor aproveitamento do debate.
É com grande satisfação que todos nós do TVX promovemos encontros afim de ouvir, compartilhar e aproveitar para colocar na prática os desejos e as vontades das pessoas. O TVX se preocupa em tratar a criança como criança e saber o que ELA quer ver e o que os pais desejam que ela veja é uma forma de crescer, aprender e tentar fazer o que podemos de melhor para você!
Obrigada a todos pela participação!

Marcadores: , , , , , , ,

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

OI Rúbia,tudo bem.Acho que a televisão influencia muito no aprendizado da criança.O TVX é exemplo disso.Não preciso falar mais nada,minhas poucas palavras já diz tudo.Obrigada por levar alegria a todos que admiram esse programa que é o nosso TVX.

2 de novembro de 2008 às 05:47  
Anonymous Anônimo disse...

oi minha pequena,saudade de vc moça.A mídia contribui muito no aprendizado da criança,porque hoje em dia existe programas educativos que ensinam a criança a ter boas maneiras e incentivam a ler.a criança por ser lúdica tudo vira uma brincadeira através de histórias e músicas.Quando a criança ouve uma história com quem sabe contar ela acaba virando um personagem e ela começa a descobrir que pode inventar uma história usando toda a sua imaginação.Geralmente os pais tem medo do que o filho pode ver na tv,pois existe programas que tem desenhos que não são apropriados para elas.O tvx é um programa que ensina e educa a questão da reciclagem e outros temas também.o meu sobrinho Caio tem 2 anos e só assiste programas dirigidos a ele,pois ele adora programas que tem bichichos alegres e até imita alguns deles(leão,gato,cachorro,vaquinha,pica-pau...),o tvx é 10.
beijos

8 de novembro de 2008 às 13:11  
Anonymous Anônimo disse...

Não importa a idade que a gente tenha,o importante é cuidar da criança que existe dentro da gente.
beijos
SAudades

11 de novembro de 2008 às 13:25  
Anonymous Geise disse...

oi Rúbia, vc é linda e muito divertida também, seu programa é muito 10.manda um bju no seu programa pra galera do Pará, que te assiste sempre.bjuuuuus

28 de julho de 2009 às 18:33  
Blogger Unknown disse...

Olá
O colégio CEAPS estará participando do programa dia 29/10. Gostaria de ver a sua programação . mas a minha tv não pega o canal. Qual o site , que poderia ver?
Bjs.
Fernanda Karoline, aluna do CEAPS.

29 de outubro de 2009 às 05:44  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial