01/09/2009

COMO FALAR EM LIBRAS

Hoje fizemos um programa diferente. Aprendemos a falar em libras que é a língua Brasileira de Sinais. Foi um programa muito legal e de muitos aprendizados. Quando eu era criança, ficava sempre treinando como falar o alfabeto em libras e adorava tentar descobrir o que cada sinal significava na linguagem dos sinais.
No TVX aprendi hoje como se fala: Bom dia, Boa Tarde e Boa noite. Aprendi também quais são os sinais quando nos referimos a nossa família: mamãe, papai, vovó, filho, irmão e amigo. Depois que o programa acabou, me despedi de cada criança com um beijo e para minha alegria, uma delas olhou para mim e disse: Rúbia, olha só o que eu aprendi hoje com você: e em libras fez os sinais que significavam: “Você é minha amiga”! Achei fofo, “sinal” que o programa deixou aprendizados.
Bem, e para você se inteirar um pouquinho mais sobre Libras, segue um quadro com a linguagem dos sinais contendo todo o alfabeto, além de curiosidades sobre as libras. Divirta-se!

Curiosidades:

1.LIBRAS quer dizer Língua Brasileira de Sinais.

2.A língua de sinais portuguesa, de Portugal, é diferente da LIBRAS. Um português surdo não consegue se comunicar com um brasileiro surdo, na língua de sinais.

3.É incorreto dizer que o surdo é mudo. Ele não é mudo, apenas não aprendeu a falar o português.

4.Existem alguns surdos que aprenderam a falar através das vibrações vocais e a entender o que falamos através da leitura labial. São chamados de “oralizados”.


Marcadores: , , , ,

3 Comentários:

Anonymous Tamara disse...

Rúbia eu sei a lingua de sinais,acho muito interessante.Parabéns pelo programa ontem.beijo

2 de setembro de 2009 às 07:36  
Anonymous Anônimo disse...

Gosto muito da lingua de sinais .
tenho muitos amigos surdos, em especial uma ela é a minha melhor amiga.
Mesmo com essa limitação (surdes)
isso não a impede de fazer nada.
Ela brinca se diverte, faz de tudo é uma pessoa normal.
Admiro muito sudos porque eles tem um dom especial de nos cativar eles tem uma capacidade enorme de entender os sentimentos e de nos alegrar.
A LIBRAS é uma linguagem muito bonita de se ver falar e entender mesmo com a dificuldade de variação de verbos.
Procuro sempre aprender novos sinais e estudar com minhas amigas.

25 de novembro de 2009 às 08:27  
Blogger foz cataratas disse...

oi
tenho uma filha de 8 anos ensinei pra ela (amo vc) q eu aprendi na xuxa kkk ela gostou e se enteresou
mas nao sei como fazo pra ela aprender mas
bjssssss

9 de março de 2010 às 09:41  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial