28/08/2010

CONTAR HISTÓRIAS, UMA FORMA DE CHEGAR AO CORAÇÃO!

História sempre tem seu lugar. Desde pequena, meus pais sempre me contaram histórias...talvez por ter tido tanto estímulo dentro de casa, hoje gosto tanto de ler. Mas o mais legal da história era poder estar perto dos meus pais. E as histórias proporcionam um ambiente mágico,criam laços de afetividade, intimidade com o outro.
Aos pais e educadores, usem e abusem das histórias. Elas podem ser grandes parceiras na educação do seu filho e aluno. Ao invés de ficar horas chamando atenção "não faça isso! Não faça aquilo!"...conte uma história e verá o quanto ela age no inconsciente da criança e sem perceber ela aprende!
Segue uma dica de história para você espalhar para todas as crianças, e ao final, coloquei duas sugestões de como EU contaria. Mas, você pode contar do seu jeito, invente também a sua forma de contá-la! Deixe sua criatividade fluir!




A APOSTA
Aqui vai uma historinha.
Um dia, aconteceu esta competição entre o sol e o vento. "Quem é mais poderoso?"O vento disse: "Eu sou mais o poderoso. Eu posso assoprar."
E eles fizeram um pequena competição. Então viram um cara andando pela estrada, e o vento disse: " Quem conseguir tirar a jaqueta dele ganha. Quem conseguir fazer isso é o mais poderoso."
E o sol disse: " Sabe, como você é o único que pergunta quem é o mais poderoso, então você começa." E o vento começou a soprar e enquanto soprava, foi ficando mais frio e mais frio. E o homem se agarrava com mais força a sua jaqueta. E o vento soprou mais e ele segurava mais ainda na sua jaqueta e o vento continuava a soprar. Finalmente o vento desistiu.
Agora era a vez da virada do sol. E o vento disse: " E agora, eu gostaria de ver como você vai fazer." E o sol disse: " Fácil. Veja."
E o sol brilhou, e ficou mais quente, e mais quente e quando tinha ficado muito quente, o cara tirou a jaqueta.
O sol então, disse ao vento:

- Lembre-se disso:

"A gentileza e a amizade são
sempre mais fortes que
a fúria e a força."
Aqueça a alma das pessoas com carinho, amor e você as terá conquistado!

Nós possuímos algumas naturezas. Nós todos podemos nos tornar zangados, mas ninguém gosta da raiva. Nós todos podemos ficar tristes, mas ninguém gosta da tristeza.
De todas as qualidades que você tem, considere só uma delas. Só uma.
E essa qualidade é que você não consegue aguentar a dor.
Alegria? Para ela não tem limites.
Maharaji


OBS: Pegue um cachecol, luva, gorro e coloque e você.Quando disser que um homem vinha pela estrada andando. E quando o vento soprou, peça que as crianças participem soprando devagar, forte e bem forte.

Você pode dividir a turma em duas equipes: O sol e o vento. Todas as vezes que você falar: "E sol falou" as crianças que fazem parte da turma do SOL devem levantar esticando os braços e balançando os dedos das mãos, como se estivesse aquecendo homem. Toda vez que você falar "E o vento falou" as crianças que fazem parte da turma do VENTO, vão levantar e sopara devagarinho.
Fazer com que a criança participe e vivencie a história torna-a mais interessante para a criança.


Conte essa história e depois me conte o que as crianças acharam!Contar histórias é uma forma de aquecer o coração das pessoas...não perca tempo e aqueça muitos corações!
Beijos e Beijocas,
Rúbia

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial