23/08/2010

DICAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS



Você brinca?
Quando a gente faz essa pergunta para um adulto ele logo pensa: - E eu lá tenho tempo para brincar?
Enquanto para o adulto o "brincar" é visto como uma perda de tempo, para criança o brincar é questão de sobrevivência... Brincar faz bem para alma e para o coração!
Então para você que adora brincar, vou te ensinar algumas brincadeiras para fazer com seus amigos, na sua sala de aula e onde mais desejar!
Prepare-se...a Brincadeira vai começar!
Um, dois e jáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

DENTRO E FORA
Será delimitado um espaço no chão,um circulo feito com giz por exemplo, e a professora, ou você mesmo vai falando: “dentro, fora, fora, dentro, dentro, dentro, fora...”, as crianças tem que acompanhar bem rápido seu comando. Quem ficar de fora do círculo, quando você tiver dito "dentro" vai saindo da brincadeira e deve sentar no seu lugar, a criança que sobrar por último será a vencedora!


CORRIDA DO LEQUE
É entregue a cada equipe uma bolinha de pingue-pongue e um leque (feito de papel). Dado um sinal, o primeiro participante de cada grupo deve colocar a bolinha no chão e abaná-la com o leque, tentando levá-la até o gol (de espuma). Não pode tocar a bolinha com as mãos. Feito o gol, a pessoa volta correndo com a bolinha nas mãos e entrega ao próximo participante, que vai repetir a operação. A equipe que terminar primeiro ganha.

CORRIDA DO BAMBOLÊ
Formar duas ou mais filas de igual número de participantes.
Para iniciar o jogo, o dirigente da brincadeira dará um sinal e o primeiro participante de cada fila deverá colocar o bambolê pela cabeça e tirando-o pelos pés e imediatamente entregá-lo ao seguinte participante que também fará o mesmo. O último participante da fila depois de ter atravessado o bambolê, deve correr até o poste para deixar o bambolê, voltando imediatamente para o seu lugar. Vencerá a equipe que o fizer em menos tempo.



CORRENTE HUMANA
As equipes posicionam-se formando equipes paralelas, a uma certa distância dos postes. Dado um sinal, a primeira pessoa de cada equipe sai correndo, dá uma volta ao redor do poste e volta a fila para pegar o próximo participante. Os dois correm de mãos dadas, passam ao redor do poste, e voltam para pegar a terceira pessoa da fila. A atividade prossegue até que todos estejam de mãos dadas e a equipe inteira dê a volta no poste, voltando então à posição inicial. Se durante a brincadeira alguém da corrente soltar as mãos, a equipe deve voltar a posição inicial e recomeça a corrida. Vencerá a primeira equipe que completar a corrente humana e voltar a posição inicial.


CHICLETE CONGELADO
Colocar os chicletes no congelador.Entregue um chicletes para cada criança. Aquele que conseguir fazer uma bola primeiro, marca o ponto para a equipe.

QUEBRA KUKA!
Pegue uma foto bem colorida de uma revista com uma gravura legal e cole em cima de um papelão, para ficar mais grosso e facilitar na montagem. Em seguirda recorte a gravura em pedaços, se as crianças forem maior, pique em pedaços menores, para dificultar a brincadeira.
As crianças devem montar o quebra cabeça! A equipe que terminar em menos tempo ou que estiver como o quebra cabeça mais montato ganha!




E depois de brincar, não esqueça de me contar qual delas foi mais divertida e se você tiver alguma outra brincadeira para me sugerir aqui...vou amar aprender a brincar com você também!
Beijose e Beijocas,
Rúbia

Marcadores: , , , , ,

2 Comentários:

Anonymous Tamara disse...

Ser criança é bom demais
despreocupar em tudo que se faz
dar um pulo,um grito,uma risada
levar a vida bem vivida e bem amada.

6 de setembro de 2010 às 07:17  
Anonymous Analua disse...

Rúbia adoro ser criança .....

13 de setembro de 2010 às 16:45  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial