15/04/2011

VIDA NOVA PARA VOCÊ!


Na minha casa a páscoa sempre foi comemorada. Meus pais costumavam esconder ovinhos de chocolate pelo quintal, e eu e meus irmãos tínhamos que ir a procura. Ao final, quem tivesse encontrado o maior número de ovos era considerado o campeão, no entanto, dividia com os outros que tinham achado menos e todo mundo ficava com a mesma quantidade de ovos de chocolate.
A Páscoa significa a ressurreição de Jesus Cristo, vida nova, e para mim, o que meus pais nos ensinavam com essa brincadeira, também tinha muito a ver com a páscoa: Uma boa forma de começar a ter novas e boas atitudes, saber viver bem , compartilhar, transformar e saber "ressussitar" sentimentos tão importantes e esquecidos na correria do dia a dia. O que é importante lembrar é que todo dia é dia de fazer nascer o menino Jesus dentro de cada um de nós.
Mas, essa brincadeira de procurar ovos no dia da Páscoa também é feito em varios países há muitos anos.Olha só:

Na China
O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa
As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, a tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos
A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina
O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.

Mas,quer saber como foi que o coelho apareceu nesta história de páscoa?
Ai vai uma história...

O COELHO DA PÁSCOA


Um grupo de animais resolveu comemorar a Páscoa com uma festa bem linda para o menino Jesus. E para participar dessa confraternização cada bicho deveria contribuir com o que tivesse produzido durante o ano.
Cada qual levou o que tinha. A vaca levou leite, a galinha, ovos e as abelhas favos de mel.
Havia, porém, um coelhinho que queria muito ir à festa, queria levar um presente para o menino Jesus também, mas não tinha nada para levar.
Estava andando por uma estrada, tristonho, quando de repente viu a beira da mesma, um ovo.
Não era um ovo comum. Era enorme, colorido e muito pesado. Devia ser de algum pássaro exótico que ele não conhecia.
O coelho não teve dúvida. Pegou o ovo encaminhou-se para a festa. Agora podia participar, pois tinha algo para oferecer.
Aconteceu, porém, que pouco adiante ele viu um garotinho chorando, muito triste.
- Por que está chorando?
-Porque é dia da Páscoa e eu não ganhei nenhum presente.
O coelho, penalizado, desistiu da idéia de ir à festa e ofereceu de coração o seu ovo ao menino.
Mas, quando este o pegou, deixou cair, ele partiu-se e uma quantidade enorme de bombons esparramou-se a sua volta.
O menino deliciou-se e o coelhinho ficou muito contente.
A notícia espalhou-se. Todo mundo comentava a história do coelho que dava ovos cheios de chocolate às crianças e, no ano seguinte, todas queriam ganhar no dia da Páscoa o ovo delicioso trazido pelo coelhinho.
Os pais ficaram apreensivos. Onde encontrar esse coelho fabuloso com seus ovos de chocolate?
Mas, os fabricantes que não são bobos, lançaram no mercado uma quantidade enorme de ovos de chocolate, de todas as cores, tamanhos e preços e reforçaram a lenda de que o Coelho os levaria às crianças no dia da Páscoa, lenda esta que eles mesmos tinham inventado.
E desde então, por sua generosidade, o coelho ficou conhecido por todo lado por entregar até hoje os ovos de chocolate na Páscoa.
* * *

Mas na verdade, essa história é apenas uma lenda.O coelho é considerado o simbolo da páscoa porque é notório sua capacidade de reprodução o que o torna símbolo da fertilidade, isto é , vida nova! Já o ovo, representa o surgimento da vida e a origem do mundo. Daí sua relação com a ressurreição de Cristo e a Páscoa.


Que esta Páscoa seja realmente o nascimento de uma vida nova, cheia de alegrias, boas atitudes,novas conquistas, sonhos realizados, bons amigos e tudo de mais doce que você desejar. Feliz Páscoa!
Beijo grande,
Com carinho,
Rúbia

Marcadores: , , , , , , , ,

3 Comentários:

Anonymous Analua disse...

Que legal Rúbia adorei a historia e na minha casa as coisas sao assim tb querida elha que conhecidencia hem adorei mesmo a de historia vou por ela no meu blogs nao esqueca de entrar nele hem estar cheios de novidades bem legais la confira analiaoliveiradivertida.blogspot.com
beijo grande

19 de abril de 2011 10:14  
Anonymous Tamara disse...

Eiii Rúbia dorei!!!

19 de abril de 2011 10:15  
Blogger Rubia disse...

Que bom que vocês gostaram da história e também de saber como é comemorado a Páscoa em vários paises.Obrigada pelo recadinho de vocês! Adoro vê-las por aki. Beijos,Rúbia
www.rubia.com.br

19 de abril de 2011 17:33  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial